Esta procurando emprego? 15 dicas para te ajudar na conquista do seu emprego

ANÚNCIO

Conheça nesse artigo quais as principais dicas na busca de emprego, para você tentar conquistar o tão sonhado emprego!

Graduando-se em breve e preocupado em encontrar emprego? Com os desafios atuais no mundo e na economia global, será mais difícil para muitos graduados do Sistema Estadual de Ensino Superior.

Seja paciente, mas tenha um plano! Em uma boa economia, a procura média de emprego de nível básico pode levar de três a seis meses. Em uma economia pobre, leva ainda mais tempo.

Portanto pode haver menos oportunidades disponíveis, e mesmo que tenham oportunidades, os empregadores podem ser cautelosos ao preenchê-las, devido a preocupações com o orçamento.

Além disso, o processo de contratação pode ser desmembrado, pois há muitas etapas de execução (O processo de inscrição, uma primeira entrevista, várias entrevistas de acompanhamento, uma verificação de antecedentes ou referência, uma oferta e a aceitação).

Esta procurando emprego? 15 dicas para te ajudar na conquista do seu emprego

Então, comece cedo ! Comece a desenvolver seu currículo, reunir materiais de inscrição de apoio, praticar entrevistas, explorar oportunidades e começar a candidatar-se a empregos, de três a quatro meses antes da formatura.

  •  Dê pelo menos um passo por dia

É fácil relaxar depois da formação e esperar que um emprego chegue até você. No entanto, a menos que seus pais sejam donos de uma empresa, essa tática raramente funciona.

Seja pro ativo! Use essas dicas para desenvolver uma lista de objetivos de pesquisa de emprego.

Então, escolha um calendário e escreva uma tarefa para cada dia útil da semana, de segunda a sexta-feira.

Logo depois, basta selecionar tempo para refinar seu currículo, escrever cartas de candidatura, participar de reuniões profissionais, encontrar-se com pessoas e acompanhar os empregadores.

  • Identifique suas qualificações exclusivas

Nunca se coloque no local do empregador. Ele ou ela tem uma posição para preencher e procurar um conjunto específico de habilidades e / ou experiência.

Reserve um tempo para usar a posição e organização, identificar ou diferenciar outros candidatos e incluir como informações em seu currículo.

Também, a permissão para que o empregador possa ver como suas habilidades atendem aos requisitos de trabalho.

Se um empregador puder digitalizar rapidamente seu currículo e determinar se você é adequado para a cargo, o documento fez seu trabalho.

  • Vá para um fórum e saiba sobre as principais dicas de busca de emprego

Apontar e clicar no seu computador, não conseguirão um emprego nessa economia. Saia de trás da sua mesa e conecte-se com os empregadores.

Aproveite todas as oportunidades disponíveis, como feiras de emprego, entrevistas no campus e outros eventos de Networking.

Em um currículo não se pode contar toda a sua história para o empregador, portanto, uma reunião pessoal (não importa quão breve) seja uma oportunidade para fornecer detalhes sobre suas habilidades e experiência.

Assim, poder mostrar que você é um profissional (em atitude, aparência e comportamento) e deixe sua personalidade brilhar. Os empregadores nos dizem quais as situações presenciais, e os usuários podem confirmar se um candidato será adequado para o trabalho e a organização.

  • Seja persistente

 Seja persistente, acompanhe os empregadores que lhe interessam e seja profissional.

Durante essa crise econômica, pode ser necessário candidatar-se a uma variedade mais ampla de empregos, incluindo empregos para os quais você pode sentir-se pouco qualificado ou super qualificado.

Quanto mais empregos para você se candidatar, maiores serão suas chances de conseguir entrevistas e finalmente, conseguir um emprego.

Mas a principal chave é seguir adiante, desenvolver suas habilidades, trabalhar em conjunto com outros profissionais  e estar pronto para a recuperação econômica.

  •  Buscar trabalhos “ocultos”

A maioria das oportunidades, é preenchida antes de ser anunciada publicamente. Seu desafio é descobrir onde esses empregos existem!

Então, use sua rede social para obter informações sobre oportunidades e obter alguns Leads. Em seguida, direcione uma organização e um departamento em que você esteja interessado em trabalhar.

Também, pesquise por meio de publicações e pessoas conectadas à organizações, como fornecedores, clientes e funcionários. Identifique uma pessoa (geralmente um gerente) que toma decisões de contratação para o departamento.

Seja apresentado, ou entre em contato por e-mail, telefone ou carta personalizada. Informe-se sobre as oportunidades atuais ou futuras.

Se você aprender sobre uma posição, basta perguntar como se candidatar formalmente a ela. Além da inscrição formal, envie uma carta de agradecimento ao gerente e inclua seu currículo.

  •  Considere um estágio como uma das principais dicas de busca de emprego

Converse com seu departamento acadêmico ou coordenador de estágio do campus, pois também é uma maneira de obter as principais dicas de busca de emprego com pessoas qualificadas.

Pergunte sobre questões que ainda não foram preenchidas durante o verão, conversando com membros do corpo docente e outras pessoas que estão coordenadas no seu campus.

Um estágio pode não oferecer benefícios, mas você tem a oportunidade de ganhar experiência e fazer contatos.

  •  Ofereça seu tempo e habilidades

Mesmo se você não estiver trabalhando no período integral, poderá continuar aprimorando suas habilidades e adquirindo experiência voluntariamente.

Mas, se você está envolvido ativamente em serviços comunitários ou trabalho voluntário, continue assim! Se não estiver, agora é a hora de se envolver.

Além, de contribuir com seu tempo e talento para uma causa digna, você pode usar pessoas que podem ser boas fontes de informações sobre o emprego.

Pois, a maioria das organizações sem fins lucrativos, possui um conselho de administração e voluntários que são bem-sucedidos.

ANÚNCIO

Então, entre nessa comunidade de usuários selecionados, para obter conselhos sobre a busca de emprego, e identificar-se com possíveis oportunidades.

  • Procure uma agência de emprego

O papel de uma agência de emprego é ajudar os empregadores a salvar com êxito as vagas em aberto, avaliar e enviar os melhores candidatos.

Além disso, uma agência de emprego atua como defensora dos candidatos com quem trabalha. Mas sempre procure se orientar pelas principais dicas de busca de emprego.

Pois, um recrutador da agência trabalha para revisar seu currículo, para poder avaliar o seu nível profissional e comercializável, e determinar suas habilidades , além de usar as habilidades necessárias em uma entrevista.

Portanto, você não precisa pagar uma taxa por esse serviço, trabalhe apenas com agências de emprego que cobram uma taxa para empregadores, e não para candidatos a emprego.

Dessa forma, peça a outras pessoas que recomendem agências de emprego respeitáveis, ​​que trabalhem com empregadores em sua área de interesse.

Então, encontre um representante para fazer perguntas e ajudar a determinar se a agência pode fornecer os serviços de qualidade que você precisa.

  •  Expanda sua pesquisa geograficamente

Pode ser assustador mudar para outro local, no entanto, quanto mais você está disposto a expandir sua pesquisa geograficamente, maior a probabilidade de aumentar o número de oportunidades em seu campo.

Algumas áreas do país foram atingidas economicamente com menos força do que outras. Então, faça uma pesquisa de emprego anunciados em outras cidades, custos de moradia e outras informações que ajudarão você a determinar o mercado de trabalho local.

Sendo assim, acesse o site da câmara de comércio para familiarizar-se com empresas, e outras organizações na área que possa estar contratando.

  • Considerar indústrias à prova de recessão

Enquanto algumas indústrias do setor privado estão indo a falência, outras continuam se mantendo estáveis.

Sendo assim, pesquise essas indústrias para determinar quais posições, permitem aplicar suas habilidades e experiências.

  •  Crie um cadastro em sites de emprego

Os sites de em emprego usam uma ferramenta valiosa para oferecer oportunidades de emprego.

Sites de redes profissionais ou comerciais, como o Linkedin ou o MyWorkster, podem ser ótimas maneiras de “conhecer” ex-alunos, conectar-se a pessoas de sua profissão, e aprender sobre tendências e oportunidades no campo.

Além disso, os sites de redes sociais, como o Facebook ou o Instagran, podem fornecer informações sobre as organizações que estão contratando.

Portanto, você pode conhecer e entrar em contato com um grande número de pessoas, enquanto determina o nível de envolvimento que deseja, desde ouvir discussões até postar nas conversas.

No entanto, é necessário haver uma certa cautela! Não poste coisas pessoais como endereço residencial ou número de telefone ou suas referências, para que os mesmos não fiquem disponíveis ao público. Procure cadastrar apenas uma conta do Gmail ou Hotmail, com um endereço de e-mail profissional e use-o no site.

  •  Limpe seu perfil 

Sua imagem online é tão importante quanto a imagem cara a cara. Ao convidar pessoas para sua rede de contatos ou Facebook, saiba que estar vinculado a eles.

Assim, você nunca sabe o que os empregadores estão verificando nos sites para obter informações sobre você, como um candidato, portanto, o profissionalismo é fundamental.

Além disso, você deve ser seletivo com relação às pessoas que convidam para sua rede social, porque o que elas dizem sobre você poderá ser  usado de forma positiva ou negativa, para você conseguir um emprego ou não!

  •  Divida e conquiste

Crie um grupo de busca de emprego, com dois ou três amigos para oferecer apoio emocional, praticar entrevistas, compartilhar informações sobre eventos em que os empregadores estão contratando, e trocar oportunidades de trabalho.

Trabalhe em conjunto para criar uma rede de ex-alunos e contatos profissionais, para entrevistas ou redes de informações.

Peça aos membros do grupo, que recebeu entrevistas que compartilham informações sobre suas experiências de procura de emprego. Se você sente que está concorrendo por empregos, forme um grupo com amigos que tenha objetivos de carreira diferentes dos seus.

  • Organização na busca por um emprego

Como a procura de emprego pode levar semanas ou meses, é útil manter registros bem organizados sobre a procura por um emprego. Portanto, acompanhe as informações nos sites em que você se cadastrar para uma vaga. 

Use um notebook, banco de dados e / ou calendário para que sua busca de trabalho seja organizada e eficiente.

Além disso, revise as informações diárias para determinar se há etapas que precisam ser seguidas, e para ver quanto você deve executar.

  • Use possibilidades disponíveis na internet

Geralmente, os profissionais de serviços de carreira, trabalham diligentemente para ajudar a conectar os candidatos com os empregadores e as oportunidades.

Sendo assim, encorajamos você a tirar proveito dos muitos serviços oferecidos. Especificamente, recomendamos as seguintes etapas.

Procure agendar uma entrevista para discutir seus objetivos de carreira, para obter conselhos sobre as etapas a serem seguidas, os eventos que compararem, ou até mesmo os recursos a serem utilizados.

Pois, a maioria dos centros de carreira oferece assistência individual com uma equipe profissional.

E dessa forma, aprenda a desenvolver as habilidades necessárias para uma pesquisa de emprego bem-sucedida, desde a preparação do currículo, até a redação de cartas de apresentação e entrevistas.

Então, procure visitar o escritório de serviços de carreira, ou consulte o site para folhetos e informações sobre serviços relacionados.

Em conclusão, faça um  cadastro no Linkedin ou Vagas.com que sempre informam quem está em busca de um emprego, com excelentes oportunidades em suas plataformas.

Boa Sorte!

ANÚNCIO