Como conseguir emprego após os 40 anos? Veja essas dicas

ANÚNCIO

Primeiramente, estaremos mencionando algumas dicas de como conseguir emprego após os 40 anos !

Pois, candidatos que já ultrapassaram a faixa dos 40 de idade, devem encarar essa situação de forma positiva, aliás você possui quarenta anos de experiência!

Então, procure ter total confiança em tudo que aprendeu, durante sua longa trajetória profissional. Pois segundo alguns especialistas,esses trabalhadores no geral têm essa qualidade.

Mesmo com um cenário do nosso país completamente em crise, muitos trabalhadores que durante muito tempo não trabalhavam, estão voltando para o mercado de trabalho.

Dessa forma, também os que foram demitidos após anos em uma empresa, estão tentando uma recolocação. Então nos dias de hoje, idade no mercado de trabalho não é documento.

A realidade é que a grande maioria desses profissionais a partir dos 40 anos é formada por mulheres, que necessitam ajudar sua família no orçamento doméstico e desejam voltar para o mercado.Também há as que buscam uma nova chance por interesse próprio de trabalhar, tendo em vista que sua vida já está estabilizada.

Portanto, não se sinta excluído em nenhum momento, e nunca deixe de demonstrar seu interesse de voltar. Além disso na maioria das empresas nos dias atuais, não tem nenhum tipo de preconceito referente a idade.

Como conseguir emprego após os 40 anos? Veja essas dicas

Geralmente, o mercado de trabalho é muito competitivo sim, ficando você em vantagem devido a sua trajetória profissional consistente e isso nenhum jovem possuí. Os mais jovens é óbvio que tem o seu espaço, mas o mercado de trabalho sempre busca por pessoas mais maduras para certas posições.

ANÚNCIO

Exemplo a ser seguido

Vou citar um exemplo de uma conhecida, que tem hoje a idade de 57 anos, trabalhou durante muitos e muitos anos em uma empresa de SÃO PAULO, ficou longe do mercado por três anos, e mesmo assim não teve nenhuma dificuldade em se reposicionar, deixando para trás muitos novatos, em fevereiro do ano passado voltou a exercer sua função no mercado de trabalho.

Em um certo momento em minha vida mudei de cidade e deixei o mercado de trabalho. Durante este período de afastamento decide então investir em alguns cursos, adquirindo assim um autoconhecimento no estado do Rio de Janeiro.

Depois de certo tempo voltei a trabalhar, pois é muito gratificante para mim poder contribuir profissionalmente para o mundo. Na realidade tive uma fonte de evolução pessoal muito extensa. Acionei então Networking (rede de relacionamentos).

Rapidamente consegui uma entrevista, e após uma seleção preenchi a vaga como consultora de gestão comercial, hoje tenho 59 anos, e me sinto uma excelente profissional, e um fator que muito me ajudou foi ter confiança em mim mesma.

Citei nesta matéria duas experiências distintas, que serve como uma grande dica para você que se sente diminuído pela sua idade diante do mercado de trabalho.

Afinal o que você deve ter em mente é a sua experiência, e o que você ainda pode adquirir referente a ela.

Pois, mesmo que tenha passado por um longo intervalo no exercício profissional, ou boa parte da sua vida se dedicando as tarefas domésticas, neste caso a chave principal para você é autoconfiança.

Assim, a porta da empregabilidade estará aberta, caso queira fazer uma mudança de percepção de muitas atividades como trabalho – o voluntariado é algo bem interessante para acrescentar no seu currículo.

ANÚNCIO