Como fazer uma redação no processo seletivo? Separamos 7 dicas para te auxiliar

Publicidade

Saber como fazer uma redação é fundamental para quem deseja ter sucesso em um processo seletivo, pois esta é uma das etapas usadas essenciais para classificar candidatos em concursos onde a pontuação dos candidatos se mostra muito acirrada.

E se você deseja garantir a sua vaga, precisa estar afiado nessa etapa do processo seletivo.

Para lhe ajudar a passar pela redação com sucesso, reunimos nesse post algumas dicas sobre como fazer uma redação vencedora.

Confira!

Como fazer uma redação no processo seletivo? Separamos 7 dicas para te auxiliar

Como fazer uma redação vencedora e ter sucesso no processo seletivo

Fazer uma redação, a principio, pode até parecer algo simples. Mas, em se tratando de processos seletivos, com certeza dominar essa área faz toda a diferença.

Publicidade

Por isso, uma das dicas que pode adotar para saber como fazer uma redação é:

Divida o seu texto em três partes

Na grande maioria das vezes, a redação precisa ser uma dissertação-argumentativa. Ou seja, você terá um tema, e precisará se posicionar sobre ele.

Para facilitar o processo de organização e elaboração, divida o seu texto em três partes: apresentação da ideia, argumentação e conclusão.

Na primeira você terá que apresentar o assunto. Na segunda, será necessário mostrar seus argumentos em relação ao tema. Já no terceiro você deverá concluir a discussão se posicionando.

Publicidade

Determine que pontos você pode destacar

A segunda dica sobre como fazer uma redação é elencar quais pontos você deseja destacar. Assim será mais difícil se perder durante a escrita.

Você pode fazer isso tanto na folha de rascunho da prova de redação, como também levantar esses pontos mentalmente.

Não tente florear o texto demais

Muitos candidatos, na tentativa de se mostrarem mais “cultos” tentam florear os textos. Ou seja, usar palavras rebuscadas, mas que são totalmente desnecessárias.

A sua redação precisa ser clara e objetiva. Na hora de ler, o avaliador não pode ter dificuldades de entender a sua linha de pensamento.

Por isso, prefira uma linguagem simples e direta. Prefira investir o seu tempo desenvolvendo uma boa argumentação, do que tentando “encher linguiça”.

Revise

A revisão é uma etapa importante em qualquer redação. Afinal, é muito comum que nós deixemos passar alguns errinhos durante o processo de escrita, por conta de todo o processo de construir uma linha de raciocínio.

Logo, o ideal é que você escreva a redação a lápis, revise e só então passe ela a caneta.

Pratique antes

Por fim, uma das principais dicas sobre como fazer uma redação é praticar com antecedência a redação. Se você está fazendo um processo seletivo, comece treinar todos os dias até o momento do teste.

Apenas com o treinamento constante você conseguirá desenvolver a sua argumentação com mais facilidade. Você pode treinar escrevendo sobre temas da atualidade, ou que sejam ligados a área da vaga. Assim será bem mais fácil fazer o texto no grande dia.

Conclusão

Viu como fazer uma redação para o processo seletivo não é um bicho de sete cabeças? Tudo é uma questão de se preparar com antecedência e se organizar no grande dia.

0