Entenda, o que é treinamento mental empresarial e como isso funciona em relação a produtividade e foco dos colaboradores!
No mundo do trabalho atual, o sucesso de uma empresa depende não apenas das competências técnicas dos seus colaboradores.
Mas, também da sua capacidade de cada um se manter concentrados e produtivos num ambiente repleto de distrações.
O treinamento mental é uma ferramenta essencial para ajudar a melhorar essas habilidades básicas.
Sendo assim, saiba que desde já está em suas mãos aplicá-lo na sua empresa.
No livro The Stage Method, o especialista em coaching executivo Agustín Peralt, propõe quatro áreas de atuação decisivas: foco, atenção, sistematização e energia.
Essas quatro sugestões são soluções para distrações, períodos prolongados de cadeiras aquecidas, exaustão física e outros problemas que acabam impactando a produtividade.
“Muitas vezes reclamamos de não ter tempo suficiente, mas temos muitas distrações”, sublinhou o treinador numa entrevista.
Bem como ele diz, produtividade exige concentração, e a quantidade de estímulos que os funcionários recebem todos os dias (telefonemas, e-mails, WhatsApp, interrupções de colegas, reuniões improvisadas…) exige treinamento mental.
Ou seja, a era digital exige que as pessoas resolvam estes problemas, através da disciplina de mudança de hábitos e melhoria de competências.
O que é treinamento mental empresarial
É uma série de técnicas e exercícios desenvolvidos para melhorar o desempenho cognitivo, a concentração, a memória e o controle do estresse.
Assim como treinamos nossos corpos para melhorar a força ou a resistência.
Também, podemos treinar nossas mentes para melhorar nossa capacidade de concentração e aumentar nossa produtividade.
Entretanto, saiba que este tipo de formação é especialmente valiosa em ambientes de trabalho.
Principalmente, onde a carga cognitiva é elevada, e a capacidade de manter o foco é diretamente proporcional à produtividade e eficácia.
Melhores Práticas
O primeiro ponto a considerar antes de elaborar uma lista de dicas é a disposição da equipe em entregar melhorias.
Todos estão confortáveis com a necessidade de melhoria?
Uma comunicação assertiva que demonstre os benefícios da formação psicológica, motiva os colaboradores a criar um ambiente de trabalho propício à sua implementação.
Feito isso, o próximo passo é analisar o tempo de cada funcionário, um resumo de suas tarefas e do horário de trabalho de cada pessoa.
Com base em entrevistas com os trabalhadores sobre seu dia a dia, e suas dificuldades.
Além, de obstáculos que encontram que podem atrapalhar seu progresso e melhorar a eficiência do trabalho.
Somente depois de reunir todas essas informações você poderá começar a aplicar as práticas que recomendamos a seguir.
Afinal, é essencial nos dias atuais o treinamento mental empresarial, para aumentar o foco e a produtividade nas empresas.
Meditação e Atenção Plena
Esta prática demonstrou ser eficaz para melhorar a concentração e reduzir o estresse.
Passe alguns minutos todos os dias meditando e treinando os funcionários em exercícios respiratórios para ajudá-los a relaxar.
Habilidades de gerenciamento de tempo
Dentre elas, a Técnica Pomodoro é a que mais se destaca, que divide o trabalho em múltiplos intervalos, geralmente de 25 minutos, seguidos de pequenos intervalos.
Esta abordagem fracionada para combinar esforço e descanso pode aumentar significativamente a produtividade e manter os níveis de energia.
Treinamento de habilidades cognitivas
A organização de workshops e treinamentos que ensinem habilidades cognitivas.
Bem como, o pensamento crítico, a resolução de problemas e memória, são cruciais para acelerar o ensino mecânico.
Além, de processar informações com mais rapidez, o que é um ponto de melhoria para a tomada de decisões e inovação na indústria.
Espaço de trabalho otimizado
O ambiente físico pode ter um enorme impacto na sua capacidade de concentração.
Por isso, certifique-se de que seu espaço de trabalho esteja bem iluminado, de preferência com luz natural, esteja arrumado e livre de distrações.
Também, considere a criação de áreas de descanso onde os funcionários possam relaxar.
Incentive a atividade física
Inicialmente, o exercício regular é bom tanto para o corpo, como para a mente.
Incentivar a atividade física, seja através de inscrições subsidiadas em academias, intervalos ativos ou atividades físicas de formação de equipe, pode ajudar no foco e na clareza mental.
Avaliação contínua
Geralmente, o programa só tem sentido se houver uma avaliação eficaz.
Realize pesquisas de satisfação e desempenho para avaliar se a tecnologia está tendo o impacto desejado na produtividade e no bem-estar dos funcionários.
Claro que, se necessário, essas práticas podem ser aliadas com o auxílio de um psicólogo, que trata cada colaborador individualmente.
Dessa forma, o reforço é visto de forma positiva por toda a equipe.
Isto completa uma estratégia de treinamento mental cujo objetivo é cuidar das pessoas e reduzir os estímulos ao seu redor.
Contudo, é possível ensiná-las a priorizar tarefas e eliminar distrações que impactam negativamente seu desempenho.
Os funcionários que trabalham horas mais concentradas certamente podem ser recompensados de diversas maneiras, analise-as!
Primeiro, cumprindo as metas antes do prazo e, segundo, demonstrando uma atitude proativa que agrada aos responsáveis.
Por fim, pense que ao investir no desenvolvimento cognitivo, a produtividade individual e o sucesso geral da organização serão ampliados.