O Impacto da Rede Social na Procura de Emprego

Conheça, o impacto da rede social na procura de emprego e tire suas dúvidas através desse artigo !

Publicidade


Primeiramente, entenda que tipo de conteúdo você deve postar nas redes sociais quando estiver procurando emprego.

Quando o Facebook nasceu, há quase duas décadas, as redes sociais ainda eram uma nova fronteira e encontrar um emprego não era um objetivo para os seus utilizadores.

Há muito tempo que não acontecia, onde as nossas identidades digitais são em grande parte baseadas em conteúdos publicados nas redes sociais, impactando diretamente a nossa vida profissional.

Na verdade, as redes sociais e as suas áreas de utilização multiplicaram-se. Temos dezenas de plataformas como Twitter, Instagram, Snapchat ou TikTok.

Publicidade


Mas, para citar apenas algumas das mais famosas, e manter uma distinção clara entre o que fazemos de forma privada e a imagem que transmitimos publicamente é agora quase impossível.

O Impacto da Rede Social na Procura de Emprego
O Impacto da Rede Social na Procura de Emprego

Recrutadores estudam suas redes sociais

Uma pesquisa realizada nos EUA com 2.300 recrutadores e profissionais de RH revelou que 57% deles não aceitariam uma entrevista de um candidato que não estivesse online.

Ou seja, 54% tomaram pelo menos uma decisão de não contratar um candidato com base no seu perfil nas redes sociais.

Entretanto, cerca de metade dos empregadores analisam as contas dos funcionários nas redes sociais e 70% utilizam-nas para selecionar candidatos.

Publicidade


Um dos obstáculos mais comuns na hora de recrutar candidatos é postar algo em suas redes sociais.

Para citar apenas alguns dos casos mencionados na pesquisa, 39% o fizeram porque encontraram fotos, vídeos ou informações inadequadas, e 32% o fizeram por causa de comentários discriminatórios.

Em geral, as redes sociais são hoje a principal ferramenta para a construção de uma marca pessoal.

Na verdade, a sua presença digital deve refletir os valores e objetivos que pretende alcançar, proporcionando credibilidade e reconhecimento aos recrutadores, clientes ou empregadores.

Portanto, fica claro que as redes sociais são um assunto sério e devem ser tratadas com muita cautela, principalmente na hora de procurar emprego.

Mas, mais do que isso, é importante não postar comentários ou conteúdos inadequados, mesmo depois de conseguir o emprego.

Enfim, muitas empresas hoje consideram o que os funcionários publicam para progredir na carreira e até mesmo como motivação para demissão.

O que postar nas redes sociais ao procurar emprego

Primeiramente, saiba que o uso cuidadoso das redes sociais pode, de fato, aumentar muito suas chances de sucesso no processo seletivo.

Como explica o consultor e treinador de marketing digital, Jordi San Ildefonso: “É importante ter muito claro quem eu sou, quem quero ser nesta área e o que me diferencia de outras pessoas que estão comprometidas com meu senso de marca pessoal. ”

Depois de concluir esta análise, um conjunto de conteúdos o colocará em uma posição forte em relação aos outros candidatos. O que explicamos:

Compartilhe notícias e eventos relevantes para os setores que nos interessam.

Pois, publicar postagens que contenham conselhos úteis ou análises alinhadas à sua área de interesse profissional é importante para construir uma boa reputação.

A interação direta através das redes sociais com empresas para as quais queremos trabalhar ou influenciadores do setor.

Também pode deixar uma boa impressão nos recrutadores, se for feita de forma discreta e sem ser intrusiva. Além disso, sempre ajuda construir uma rede de contatos.

Contudo, sua presença nas redes sociais não deve se limitar à postagem de conteúdo, você também deve fazer parte da conversa.

Desta forma, uma comunidade de referência pode ser criada. San Ildefonso afirmou:

“Se publicarmos conteúdos valiosos que interessem à comunidade e até abordem os seus problemas e necessidades, então os seus membros poderão querer acessar às contas quando entrarem na rede social, porque sabem que partilhamos conteúdos valiosos para eles”.

Demonstre suas habilidades sem ser muito exigente ou obstinado, enfatizando o conhecimento diferenciado que você realmente possui em relação aos demais em seu setor.

Publicar conteúdo regularmente sobre sua área de especialização pode ajudar a mostrar suas habilidades e mostrar interesse e entusiasmo por sua carreira.

Com isso, os recrutadores falarão muito positivamente de você.

Oculte conteúdo potencialmente prejudicial

Se você não criar um perfil especificamente para procurar emprego e manter sua conta privada, poderá receber imagens ou opiniões controversas ou conselhos pouco profissionais.

De forma que, os gestores de RH já não conhecem você, então inicialmente descartarão perfis potencialmente controversos, compreende ?

Escolha a rede social que melhor se adapta à sua carreira

Usada corretamente, a mídia social é uma forma de transmitir a personalidade, os interesses e as paixões de alguém.

Afinal, nada é mais útil quando você está procurando emprego e quer impressionar o recrutador.

Na verdade, se o recrutador que nos entrevista já formou uma opinião positiva sobre nós, talvez coincidindo com alguns dos nossos interesses, certamente irá enfatizar a nossa imagem com mais naturalidade do que outros candidatos.

San Ildefonso esclarece em sua entrevista que “não temos de estar em todas as redes sociais, mas sim naquelas que mais nos interessam, porque é lá que está o nosso público-alvo”.

Por exemplo, o especialista explica: “Se eu fosse um designer gráfico, talvez quisesse estar presente em uma rede mais visual como o Pinterest ou o Instagram para fotos, vídeos e histórias, assim como faço com vídeos longos, curtos e clipes que apareceriam no YouTube ou TikTok.

Por outro lado, se eu fosse jornalista, poderia querer expressar minhas opiniões ou compartilhar links de interesse em redes mais baseadas em texto, como o Twitter (X).”

O impacto da rede social na procura de emprego

As redes sociais desempenham um papel decisivo na construção da nossa marca pessoal, pelo que é necessário compreendê-las plenamente e adaptar as nossas publicações ao público que pretendemos atingir.

Embora nem sempre seja possível manter o controle absoluto sobre nossa presença digital, há benefícios em trabalhar para progredir em sua carreira.

Por fim, agora que já sabe qual o impacto da rede social na procura de emprego, fique atento.

Scroll to Top