Entenda, como se preparar para entrevistas técnicas, e ainda obter sucesso!
Para conseguir alguns empregos, não é necessária uma entrevista, mas sim várias entrevistas, e muitas vezes com recrutadores diferentes.
Geralmente começa com uma entrevista clássica de conhecimento e pode ser seguida por uma ou mais entrevistas técnicas.
Especialmente para empregos nas áreas STEAM e, em geral, em setores verticais como finanças, tecnologia da informação, engenharia, consultoria de gestão, etc.,
Contudo, é aonde a apresentação requer o domínio de algumas habilidades difíceis.
Embora estas competências essenciais sejam teoricamente mais fáceis de demonstrar do que as competências interpessoais, a investigação mostra que a maioria das organizações sente que carecem gravemente de competências.
Mas, durante uma entrevista técnica, o recrutador tentará entender se o candidato possui as habilidades necessárias para preencher a vaga e pode aplicá-las com eficácia.
Normalmente, esse tipo de entrevista é conduzida pela equipe do departamento ao qual o candidato está se candidatando ou, em qualquer caso, por um recrutador profissional, como um recrutador de TI.
Porém, algumas questões ou exercícios também servem para testar habilidades de raciocínio e comunicação, para ver como o candidato responde a novos problemas e como desenvolve estratégias para superá-los.
Portanto, o estilo de comunicação, a empatia e o entusiasmo expressos são elementos essenciais para uma entrevista bem-sucedida.
Que tipos de perguntas os candidatos normalmente fazem durante entrevistas técnicas?
Como explica um especialista, numa entrevista técnica, ao contrário de uma entrevista para um generalista, é necessário ir mais fundo…
Por exemplo, se um recrutador quiser saber se um engenheiro é capaz de tomar uma decisão rápida.
Da mesma maneira, deve coloca-lo nessa situação durante a entrevista!
Ou seja, traga um possível problema ou uma situação comum na empresa, para verificar se isso pode ser feito. Assim as pessoas avançam…
Além disso, o especialista acrescentou: “É muito comum adicionar testes presenciais à conversa, como usar uma máquina ou um programa”.
Entretanto, tem que estar preparado para isso e não se deixar enganar pelo nervosismo.
Resumindo, você tem que focar para ser muito prático e pragmático, qualifica.
Em geral, o segredo não é encontrar a resposta certa para uma pergunta, mas sim explicar ao recrutador o raciocínio que o levou a essa resposta.
O objetivo da maioria das perguntas, é entender se o candidato consegue garantir resultados práticos e satisfatórios, uma vez contratado.
Portanto, o primeiro passo para entender quais perguntas um recrutador pode fazer é ler o anúncio de emprego com atenção.
Na verdade, a maioria dos anúncios listará as habilidades técnicas de que a empresa precisa.
Durante uma entrevista técnica, o recrutador faz diversas perguntas dependendo da função para a qual o candidato se candidata, tentando saber se o candidato possui essas habilidades.
Principais referências de como se preparar para entrevistas técnicas
Nesse sentido, o principal material de referência a elaborar, é verificar o site da empresa.
Recomendamos “investigar as empresas, olhando além da missão e dos valores e indo muito além de conhecer o produto e imaginar o que pode acontecer com a empresa”.
Uma entrevista técnica normalmente não inclui um teste fechado, mas sim uma conversa aprofundada onde o recrutador espera que o candidato reforce as suas respostas com exemplos concretos.
É apresentada uma situação específica e o candidato deve ser capaz de fornecer uma resposta clara, e talvez uma demonstração baseada na experiência na área.
Um exemplo de pergunta típica de entrevista técnica é:
“Conte-me sobre um projeto recente em que você trabalhou. Quais eram suas responsabilidades?” Ou “Conte-me sobre uma época em que você aplicou suas habilidades técnicas na prática”.
Nestes casos, o especialista disse: “Você tem que dizer que já passou por uma situação, como usar um determinado programa de computador, e contar o que fez, e a resposta é muito mais ampla. ”
Conhecer a empresa pode ajudar a minimizar efeitos indesejados, que podem levar a estresse indevido.
Se possível, também é útil coletar informações sobre o entrevistado tais como:
- conhecer sua carreira;
- os projetos em que trabalhou;
- a empresa em que trabalhou, para entender quais habilidades enfatizar na conversa.
Entretanto, é uma boa prática atualizar seu conhecimento nas áreas específicas abordadas na entrevista técnica.
Na verdade, pode já ter passado algum tempo desde a última vez que um candidato trabalhou em um determinado programa ou máquina.
Também, precisa se manter atualizado sobre as notícias que aconteceram ou estão planejadas para acontecer no futuro.
Por fim, se as empresas procuram capacidades técnicas que nos faltam.
Mas, a melhor estratégia é frequentar cursos de formação como bootcamps para podermos dizer honestamente mais conhecimento e compreensão do tema.
Assim, o candidato também deve se lembrar de explicar sua motivação para a mudança ao final da entrevista.
Concluindo, é um dos aspectos mais valiosos do processo seletivo, por isso fico atento em saber como se preparar para entrevistas técnicas.