Como se encaixar no mercado de trabalho? 8 passos para ajudar você a ingressar no mercado de trabalho

ANÚNCIO

Quem nunca trabalhou na vida, mas está pensando em dar o primeiro passo, sempre fica na dúvida sobre como entrar no mercado de trabalho.

A verdade é que a porta de entrada para qualquer pessoa que queira ter um emprego é o currículo.

Afinal, é ele que irá reunir as principais informações sobre o seu perfil profissional.

Mas como fazer isso quando não há nenhuma experiência profissional a ser acrescentada?

Se esta também é sua dúvida, nesse artigo vamos lhe ensinar como entrar no mercado de trabalho, construindo um currículo atraente em 8 passos. Confira!!!

Como entrar no mercado de trabalho: De inicio demonstrando a sua formação

Para quem não tem experiência de trabalho, a primeira coisa é forcar na formação. Esse é um dos itens que mais chama a atenção dos empregadores.

Como se encaixar no mercado de trabalho? 8 passos para ajudar você a ingressar no mercado de trabalho

Você deve sempre colocar o que é mais recente em primeiro lugar. Lembre-se de colocar a instituição, curso e data de início/término.

Só coloque o quer for relevante para a vaga

Outro passo para entrar no mercado de trabalho é focar apenas no que é relevante para a vaga. Não adianta tentar “encher linguiça” colocando uma enxurrada de informações que são desnecessárias e que não levarão você até o cargo almejado.

Por isso, seja objetivo e inclua no seu currículo somente as informações mais interessantes acerca do seu perfil. E que podem lhe garantir boas oportunidades de emprego.

ANÚNCIO

Relacione suas experiências com a área da vaga

Outro passo para tornar o seu currículo mais atraente é relacionar suas experiências como palestras, capacitações, cursos e muito mais com a área da vaga que pretende concorrer. Isso mostrará melhor todo o seu potencial como profissional.

Liste o nível de conhecimento em outros idiomas

Se você fala outro idioma, se lembre de demonstrar o seu nível de dentro dessa especificação. Mas seja sincero! Não adianta colocar nível avançado em inglês, por exemplo, se o seu é intermediário.

Os entrevistadores irão checar as informações e, ao mentir, você acabará perdendo a oportunidade.

Coloque suas experiências acadêmicas, temporárias ou informais

Você trabalha meio período na loja da sua tia? Participou de algum grupo de pesquisa durante a faculdade?

Esse tipo de informação também deve ser colocado no seu currículo. Isso mostrará que mesmo não estando no mercado de trabalho, você tem sim um determinado conhecimento na especifica areá.

Inclua suas vivências pessoais

Outra dica sobre como entrar no mercado de trabalho com um currículo atraente é incluir experiências pessoais. Coisas como intercâmbios, trabalhos voluntários, projetos pessoais, dentre outros, também contam como um diferencial e, por isso, devem estar presentes no seu currículo.

Faça cursos e participe de projetos para enriquecer o seu currículo profissional

Você percebeu que não tem tanta coisa para acrescentar no seu currículo? Então comece a correr atrás para enriquecê-lo. É possível realizar vários cursos online e participar de projetos para dar aquele UP no seu currículo.

Não se desculpe pela falta experiência, mostre que você tem potencial

Ao invés de ficar se desculpando por não ter experiência, mostre todo o seu potencial profissional. O entrevistador precisa notar que você pode realmente se agregar a empresa.

Conclusão

Entenda que não tem como entrar no mercado de trabalho sem dar o primeiro passo. Ou seja, criar um currículo e começar a procurar vagas. Todo mundo um dia já não teve experiência, então não deixe isso te impedir de correr atrás de um emprego.

ANÚNCIO